• Andrei Martinez

Diferenciais do chocolate com cacau de origem


Meus chocolates são elaborados com cacau de origem da Amazônia, selecionados um a um, por meio de um processo cuidadoso em sua colheita, fermentação e secagem. O diferencial do chocolate de origem é a manutenção dos nutrientes do cacau pela preocupação com a matéria-prima, sobretudo como o cacau que é selecionado desde o cuidado com sua colheita, processo adequado de fermentação e secagem, até chegar nas mãos do chocolatier.

A evolução do processo de fabricação do chocolate pode ser comparada com a do vinho. No passado, aqui no Brasil, não se usavam uvas viníferas, que são específicas para o vinho, bem como não se fazia fermentação adequada e controle de temperatura e demais necessidades do processo, para a produção de um vinho fino. Com o tempo os vinhos passaram por pesquisas e refinamentos para se alcançar patamares de excelência em sua produção.

Da mesma forma que o vinho, o cacau precisa de tempo de fermentação e controle de temperatura, para manter suas características de nutrientes e sabor. Um diferencial do cacau comparado às uvas é que nele encontram-se quatro vezes mais flavonoides, altamente benéficos para a saúde, assim como antioxidantes, catequinas e vários outros componentes fartamente encontradas em alguns vegetais e que promovem o bom funcionamento dos nossos vasos sanguíneos.


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo